terça-feira, 18 de junho de 2019

… qual poder um mestre tem?
de Evandro Nunes, para Luiza,
afilhada minha.


Sou surpreendido por essa pergunta na lata, sem curva, direta de uma criança de 6 anos: agora qual poder meu tio padrinho tem?Dia 07, uma tarde de junho de 2019 no Lagoa do Nado, me tornei Mestre em Educação, e ela estava lá atenta a tudo. Chegou cedo com o seu pai, meu cumpadre, amigo e colega de profissão. Logo depois de toda aquela defesa, em sua casa, ela pergunta para mãe: qual poder meu tio padrinho tem ja que ele é mestre? Nunca pensei, sobre qual poder queria ter ao buscar ser mestre, mas a Luiza, minha afilhada, me fez pensar e me faz querer tentar lhe dá uma resposta. Então Lindinha, ser mestre para tio padrinho é como saber mais de um brinquedo do que as outras pessoas. A escola que o tio padrinho estudou, que os adultos chamam de Universidade, é igual um parque de diversão: muitos brinquedos. Uns muitos legais, coloridos, divertidos, que faz a gente todo dia ir lá para brincar nele, de tão gostoso que é. E por ir nele todo dia, a gente acaba sabendo como ele funciona, quanto tempo ele precisa ficar descansando - porque brinquedo também cansa, você sabia?-, eles vão estragando, mais como a gente brinca com ele todo dia, vamos aprendendo a consertar, e com o tempo a gente vai ficando tão bom nesse jeito de consertar o brinquedo, e nem queremos brincar mais em outro. Aí vamos olhando os outros brinquedos, mas aquele colorido, divertido é o que a gente mais gosta, e vai aprendendo cada dia a brincar com ele. E de tanto brincar com o mesmo brinquedo a gente ganha uma coisa que os adultos chamam de conhecimento, saber. A gente passa então a saber  tudo daquele brinquedo. Aí quando a gente chega no parque, que eles chamam de escola, universidade, e aquele brinquedo tá la, todo mundo sabe que só você conserta ele; que só você sabe o que ele ta sentindo; só você sabe o jeito dele deixar as outras pessoas felizes ao brincarem com ele; só você sabe, e essa sabedoria, os adultos chamam de conhecimento, de ciência, de informação. E essas coisas todas são importantes para gente pensar o parque de outro jeito e saber que outras pessoas podem também querer brincar ali. E a gente pode ajudar elas a brincarem em todos os brinquedos do parque. Algumas vão gostar mais de uns brinquedos do que de outros, mas o que todo mundo quer, é só brincar. Esse talvez seja o poder do tio padrinho hoje: saber muito de um brinquedo do parque universidade. Outro dia alguem falou que antes de mim, umas pessoas parecidas com a gente, assim pretinhas como eu e você, ja sabiam desse lugar. É por isso que o tio padrinho, foi para esse parque universidade saber muito desse brinquedo, pra que um dia, você, sua irmã e um tanto de outras crianças iguais a gente possam também saber muito de um brinquedo do parque universidade, aí as outras pessoas vão chamar você,elas de mestras também. E você e elas vão ser bem poderosas, mas não com magia, poder mágico, varinha mágica, e sim, porque vocês vão saber mais daquele brinquedo do que todo mundo. E saber muito de uma coisa é que faz a gente ser mestre. Você um dia vai querer ser mestra também?

Nenhum comentário:

Postar um comentário